Institucional | Capela São Sebastião
Uma Igreja deve ser edificada não somente com tijolos, mas também pedras vivas.
A história
Uma Igreja deve ser edificada não somente com tijolos, mas também pedras vivas. Essa afirmação, corroborada pela fala do Papa Francisco: “A pedra angular da Igreja é Cristo e todo cristão batizado é como uma pedra viva deste edifício espiritual”, desafia-nos em cada projeto de Igreja.
Entender a dinâmica das comunidades, suas realidades, aspectos culturais, localização geográfica, bem como as condições financeiras para realização das obras, têm sido o ponto de partida na missão de colaborar para a edificação da “tenda de Deus entre os homens”, buscando sua maior glória.
Esse foi o norte, para o desenvolvimento do projeto da Capela São Sebastião, em Afuá-PA. A missão: projetar um novo templo, de tijolos, no lugar onde, anteriormente, havia uma capela de madeira. Quando assumimos o projeto, a comunidade infelizmente havia demolido a edificação em madeira, que se encontrava muito deteriorada, lançado uma estrutura e feito a cobertura em duas águas para nova capela, que inicialmente seria construída no mesmo lugar, porém sem projeto.
A ideia da comunidade era manter o layout em forma de nave com o presbitério ao fundo, porém, os pilares da estrutura lançada se localizavam no corredor central, o que inviabilizava a adoção dessa conformação. Nossa primeira tarefa foi definir um novo layout que tirasse partido dos pilares de madeira existentes. Optamos por um layout que não localizasse o presbitério ao fundo do corpo da edificação, mas no centro, sendo circundando em 3 lados pela assembleia.
Os fechamentos seriam edificados em alvenaria de tijolos, satisfazendo o desejo da comunidade. É importante ressaltar que Afuá é uma cidade ribeirinha, na ilha do Marajó, onde a maioria das edificações é construída em madeira. Erguer um prédio em alvenaria é sinal de nobreza. No entanto, no projeto não poderíamos deixar de valorizar a madeira, material que a mão de obra local domina com maestria. Portanto, na proposta, propusemos forro, treliças, guarda corpos e os elementos do presbitério (altar, ambão e sédia) em madeira.
Quanto à iconografia, no fundo do presbitério tem-se um painel com a imagem do cordeiro, as cores fortes, predominantemente o vermelho e o verde, vão ao encontro do gosto popular paraense e fazem menção ao padroeiro da comunidade, São Sebastião, cuja imagem se encontra próximo à porta principal, que é a porta original da edificação de madeira.
Sobre o altar, pende uma cruz escura e no presbitério existe um lugar especial para uma imagem de Nossa Senhora. Uma varanda foi criada na lateral para garantir, juntamente com as treliças, a ventilação. Na fachada a torre fechada também com treliças marca a paisagem e referencia a grega marajoara.
Objeto:
Projeto arquitetônico
Local:
Afuá-PA
Equipe:
Marlysse Rocha - Arquiteta urbanista