Residencial | Ação Social 2021/2022

Reforma da Garagem da Casa da família da Carmelita

A história

Uma história incrível da família Carmelita, Marcélio e Mateus

Inspiração: quem eu poderia indicar?
Carmelita foi a primeira pessoa que me veio à mente assim que li a postagem da Ação Social do Bonserá no Instagram. Imaginei a sua luta e do seu esposo, Marcélio, com um filho portador de uma deficiência, o Mateus, ao longo desses quase vinte anos de caminhada que temos na Paróquia São Mateus, em Sobradinho-DF.

As surpresas...
Então eu pedi pra Carmelita me contar um pouco de sua história e tive várias surpresas. A primeira surpresa foi saber que ela parou de trabalhar há 21 anos, quando teve de interromper a gravidez no sétimo mês, por problemas de hipertensão, o que causou parada respiratória no bebê e outros problemas. Tornou-se impossível retornar ao trabalho com uma criança PCD, cadeirante, dependendo cem por cento dos cuidados de sua mãe. Quando vemos a situação à distância, sabemos que não é fácil, mas não fazemos ideia da luta travada no dia a dia, em seus pormenores. É sacrifício, é doação total... Eu não fazia ideia de que a situação do Mateus vinha se agravando, que adquiriu um problema no quadril, que está deslocado (já fez uma cirurgia para melhorar os movimentos das pernas, para poder fazer a higiene das partes íntimas, e estão aguardando pra fazer uma cirurgia de
quadris no Hospital Sara, marcada para janeiro de 2022). Com isso, ele está com um lado todo prejudicado, inclusive com otite crônica, com problema ocular, com deformação dos dentes, e vem também regredindo os movimentos e causando a perda das habilidades, já antes limitadas, mesmo para pequenas coisas como levar o alimento até a boca, dar alguns passos no andador, etc. Ou seja, está havendo um retrocesso em todo o seu quadro. Ela relata que o Mateus faz uso de medicamentos fortes, o que já levou a momentos críticos, em que ela viu seu filho praticamente “louco”, com transtornos pelos efeitos colaterais. Eu fico imaginando as dificuldades da mãe e do pai para dar banho em um rapaz nestas condições, levá-lo de um lado para o outro, para hospitais, para a paróquia, onde eles atuam na liturgia e como Ministros da Eucaristia.

Eu me enganei sobre o pedido de reforma...
Diante dessas dificuldades, eu acreditava que Carmelita fosse pedir a reforma do quarto do Mateus, para que ele tivesse um espaço adaptado às suas necessidades, com mais conforto. Aí é que veio a minha maior surpresa: não, esta mãe não pediu a reforma do quarto do filho. Ela deseja muito arrumar a garagem da casa, que é uma varandinha já coberta, mas sem nenhum piso, nem mesmo o piso grosso. Como ela disse, “é só o acabamento desse cantinho”. Quero lembrar que a casa que eles possuem hoje, uma casa simples, com dois quartos, sala e cozinha, na Vila Rabelo, em Sobradinho, foi construída com uma pequena herança que o Marcélio recebeu de sua mãe, o que é motivo de muita gratidão a Deus. Agora que vem o mais interessante da história... Carmelita quer arrumar a garagem não é para estacionar o carro ou para conforto. Ela quer usar este espaço para começar um bazar de roupas usadas, um brechó, sabe?, para complementar a renda familiar, para comprar pelo menos as frutas e as verduras, pois a família sobrevive com o salário do Marcélio, o pai, que trabalha em uma padaria como padeiro, além de contar com um benefício concedido pelo governo para o Mateus, benefício este que já foi cortado por um tempo e reativado recentemente. Essa renda mal cobre as necessidades mínimas, pois precisam pagar algumas consultas e exames médicos não oferecidos pela rede pública, são consultas, às vezes, só pra exemplificar, de R$ 300,00 a R$ 350,00, o que consome até mesmo o dinheiro que seria usado para a alimentação da família. Esta mãe guerreira sonha em progredir e, quem sabe, no futuro ela passe a vender também roupas novas. Eles já tentaram vender lanches, os bolos confeitados que o esposo sabe fazer bem, mas não deu certo, porque a venda não cobre a despesa. Olhem que disposição! Eles não desistem de lutar.

Em resumo: Carmelita quer por a mão na massa, Carmelita quer produzir pra ajudar no sustento familiar, Carmelita quer pescar o peixe. Isso me tocou profundamente, porque, apesar da dedicação integral ao filho deficiente, com todos os motivos para se vitimizar, ela não entrega os pontos e quer agir, quer fazer algo, apesar de tudo...
Estou rezando e torcendo muito para que a família Carmelita, Marcélio e Mateus ganhem esta reforma, mas ainda que isso não aconteça, conhecer os detalhes desta história, tão sofrida quanto bela, história de garra, coragem e esperança, está sendo para mim uma grande lição de vida, uma profunda reflexão. Deus abençoe a família Bonserá, para que vocês continuem a fazer o bem, tocando os corações com histórias transformadoras como esta, que talvez eu não viesse a saber de seus pormenores se não fosse esta Ação Social do Bonserá. Muito obrigada!

(Texto de Edlene Trindade, que inscreveu a família na seleção da Ação Social Bonserá)

Localização:

  • Vila Rabelo/DF

Parceiros de Execução da Obra

Solutec Soluções

Autoras de Projeto

Isabela Trindade e Debora Nascimento - Arquitetas e Urbanistas

Precisa de um projeto? Vamos bater um papo.